Compass Group
Cerrar
NAVEGACIÓN

Oficinas

Áreas de Negocio

Nosotros

Conclusões do TAACo Global de Março 2023

A grande dúvida nos mercados é até que nível de juros esse ciclo de política monetária restritiva chegará (terminal rate). Além disso, quando eles começarão a cair e o tão esperado pivot (virada). O foco está nisso porque “as taxas de juros reais são fundamentais para as perspectivas econômicas e para o cenário de investimentos. Como esvaziar os fluxos de caixa futuros para chegar a projeções decentes sem uma percepção clara da inflação futura», argumenta Gavekal, a casa de pesquisa independente com sede na Ásia.

Depois de um início de ano com um janeiro relativamente calmo nos mercados, depois de 2022 ter sido um ano excepcionalmente negativo para todas as classes de ativos, fevereiro trouxe uma repetição do que foi o ano passado. Altas correlações entre ações e renda fixa, com ambas as classes de ativos registrando quedas de preços. Dados de atividade acima do esperado e deflator do consumo nos Estados Unidos desacelerando menos do que o estimado ressurgiram os temores de novas altas nas taxas de juros, e as expectativas de que -diante da inflação «pegajosa»- estas permaneceriam altas por mais tempo. O Banco da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) iria aumentar a taxa de referência (Fed Funds rate) até 5,5% e o ciclo descendente só começaria em janeiro de 2024. Por outro lado, a curva de juros ou yield curve (níveis em prazos diferentes) aumentou sua inclinação negativa para o máximo desde a década de 1980, com a taxa de 2 anos em ~5 % por ano e o de 10 anos em ~4%.

A isso se somou o aumento das tensões entre a China e os Estados Unidos, que começaram com o abate de balões pela primeira sobre o território da segunda. Posteriormente, declarações e sanções foram acrescentadas a empresas dos dois países pelos governos, o que contribuiu para o aumento da aversão ao risco.

Veja o Relatório Completo
Compartir en: