Cerrar
NAVEGACIÓN

Oficinas

Áreas de Negocio

Nosotros

Segundo semestre: Primeiras oportunidades

A economia global está caminhando para uma «normalização» pós-pandêmica que poderia assumir uma de duas formas: (i) contenção e fim gradual dela ou (ii) adaptação ao funcionamento da covid-19 com o contínuo surgimento de variantes e a implementação de vacinas reforçadas. No momento, o segundo cenário parece ser o mais provável: mais de três bilhões de doses de vacinas foram aplicadas globalmente e a ciência e a epidemiologia como um todo estão mostrando uma impressionante capacidade e velocidade de desenvolvimento que parecem estar gradualmente colocando a covid-19 sob controle.

A recuperação econômica e dos lucros corporativos teriam chegado ao peak no primeiro semestre deste ano para começar a se normalizar e se adaptar a este «novo normal», que seria divergente para diferentes países, setores e áreas. Somado a este contexto, as ações globais registraram no primeiro semestre a maior rentabilidade desde 1982, o melhor semestre para os preços das commodities desde 1972 e fluxos recordes. Neste último, à primeira vista parece ser uma leitura equivocada, mas os fluxos anualizados em ações globais nos primeiros seis meses de 2021 superam os fluxos acumulados nesta classe de ativos durante os últimos vinte anos.

Observando o segundo semestre do ano, no que diz respeito à atividade econômica global, seus dois maiores motores – a China e os Estados Unidos – estão se movendo em velocidades diferentes e em etapas diferentes do ciclo. Na China, políticas monetárias e fiscais restritivas têm sido implementadas há meses para evitar o superaquecimento da economia. Além disso, desde o ano passado, o governo tem colocado os freios nos planos de expansão das empresas chinesas ligadas à tecnologia, a maioria das quais também estão listadas nos Estados Unidos. Isto tem sido feito através do bloqueio de emissões de ações e investigações sobre práticas de monopólio, entre outras. Começou contra Alibaba quando tentou colocar seu holding Ant Group e acabou pagando uma multa de cerca de meio bilhão de dólares, até que no início deste mês (julho), depois que o aplicativo de táxi chinês Didi foi listado na bolsa de valores dos EUA, o governo chinês bloqueou o download do aplicativo para novos usuários. Isso significaria uma «desaceleração» para a economia chinesa e, portanto, menos apoio para a recuperação de outras regiões, como a Europa e os mercados emergentes? Nosso cenário de base diz que não, que este ciclo restritivo seria controlado, tentando evitar bolhas (como é o caso do crédito/financiamento, que de acordo com a empresa independente de pesquisa Gavekal reduzirá a liquidez, mas não afetará significativamente a atividade), mas atento à manutenção de um ritmo razoável de crescimento, mantendo-se folgas nas áreas necessárias para que isto aconteça, especialmente na demanda interna (que não parece superaquecida). Isto é evidenciado por certas medidas como o teto das taxas de depósito (que tem o efeito de baixar ou limitar o aumento das taxas de juros) e a abertura e expansão do mercado de títulos em yuanes na China continental (que é um sinal de abertura e integração contínua com o mundo).

Veja o Relatório Completo
Compartir en: