Cerrar
NAVEGACIÓN

Oficinas

Áreas de Negocio

Nosotros

Entre Luzes e Sombras

A economia e os mercados globais estão debatendo-se entre os ventos favoráveis e contrários que enfrentam durante os próximos seis a doze meses. Ao entrarmos no segundo semestre do ano, as grandes perguntas são: (i) Irá prevalecer a recuperação robusta ou a propagação do Delta e outras variantes do Covid-19; (ii) Será o salto da inflação temporário ou permanente; e (iii) A que nível irá atingir o intervencionismo estatal na China?.

Crescimento e inflação. –

Como temos discutido há um ano, as economias das diferentes regiões do mundo estão em diferentes estágios do ciclo econômico, e do ciclo monetário. A China começou a ajustar sua política monetária há um ano, visando principalmente investimentos imobiliários para evitar o superaquecimento, e agora está voltando gradualmente a um ciclo de expansão. O primeiro passo foi reduzir a taxa de reserva bancária obrigatória, que visa diretamente as pequenas empresas e geralmente antecipa uma queda nas taxas de juros nos próximos seis a doze meses.

A Europa, por sua vez, permanece em um momentum econômico positivo, e os sinais são de que ela manterá sua política monetária expansionista. Embora a inflação possa exceder a meta anual de 2% no segundo semestre do ano, espera-se que os aumentos de preços percam força depois disso. Os efeitos dos cortes de impostos se dissiparão; além disso, o mercado de trabalho ainda apresenta uma debilidade.

Veja o Relatório Completo
Compartir en: