Cerrar
NAVEGACIÓN

Oficinas

Áreas de Negocio

Nosotros

Conclusões do TAACo Global de Janeiro 2024

Os principais temas que definem as tendências dos mercados globais para o próximo ano são os seguintes:

I. Esse ciclo se encerrará com um aumento na atividade, um soft landing ou uma recessão? Os ganhos de produtividade da Inteligência Artificial e da digitalização evitarão um ajuste «doloroso» no crescimento? A China encontrará o caminho para um novo crescimento?

Atualmente, o cenário mais provável no curto prazo é um soft landing da economia global. Os Estados Unidos estão começando a mostrar sinais de fraqueza no mercado de trabalho e no setor de serviços, pilares da resiliência que a economia norte-americana tem demonstrado. A China está registrando um declínio estrutural no crescimento (em torno de 4,5% este ano), uma crise persistente no setor imobiliário e estímulos econômicos diante de uma falta de confiança entre os consumidores e investidores locais e estrangeiros que não permitiu que a recuperação econômica ganhasse força. O desempenho econômico do gigante asiático continuará a depender do equilíbrio e da predominância dessas variáveis.

A Quarta Revolução Industrial (digitalização, inteligência artificial, novas megatendências) certamente trará ganhos de produtividade. Entretanto, quando isso se manifestará e em que ritmo é imprevisível, e é difícil quantificar se isso evitará que uma taxa de juros alta de longo prazo e a retirada de liquidez criem uma recessão mais profunda. Isso nos deixa com pouca visibilidade em relação ao segundo semestre de 2024. A partir do meio do ano, ficará claro se esse aperto monetário levará a uma recessão e, talvez, saberemos se o aperto foi correto ou um erro de política monetária.

Veja o Relatório Completo
Compartir en: