Compass Group
Cerrar
NAVEGACIÓN

Oficinas

Áreas de Negocio

Nosotros

Conclusões do TAACo Global de Fevereiro 2023

O tradicional rally natalino característico das bolsas de valores que ocorre em dezembro e no ano passado foi uma das exceções, foi adiado para janeiro de 2023. Após as bolsas globais caírem 4%, o S&P 500 caiu 6% e o Nasdaq caiu quase 9% em dezembro, em janeiro eles se recuperaram 7%, 6% e quase 11%, respectivamente. No caso do Nasdaq, foi a maior alta neste mês desde 2001.

A origem do momentum que o mercado está vivendo é que o cenário de desaceleração ou recessões rasas – soft landing – está se materializando como resultado do aumento das taxas de juros e da retirada de liquidez dos bancos centrais mundiais, liderados pelo Banco da Reserva dos Estados Unidos. Soma-se a isso um importante “retorno do leme” na China: fim da política zero COVID, estímulos econômicos e uma posição oficial de apoio explícito ao crescimento.

Isso significa que, pelo menos no curto prazo, essa tendência seria sustentada. O fato de o risco de uma recessão profunda nos Estados Unidos diminuir e a atividade econômica chinesa melhorar gera um colchão significativo contra o menor crescimento esperado para este e o próximo ano. E sendo estas economias os dois motores globais, isso repercute-se praticamente em todo o mundo. Embora a inflação ainda esteja alta, ela teria atingido máximos, o que melhora as perspectivas de que os juros também estariam em peaks. Há sinais – ainda precoces – de que as pressões de preços estão diminuindo e, apesar de o mercado de trabalho nos Estados Unidos se mostrar resiliente, isso ainda não se traduziu em aumentos de preços.

Veja o Relatório Completo
Compartir en: