Compass Group
Cerrar
NAVEGACIÓN

Oficinas

Áreas de Negocio

Nosotros

Conclusões do TAACo Global de Agosto 2023

Os mercados acionários se recuperaram ainda mais em julho. Até agora, neste ano, os mercados experimentaram uma recuperação impulsionada por vários fatores: o aumento da probabilidade de uma soft landing para a economia dos EUA, sinais de que a inflação está diminuindo (o que levaria o Fed a parar de aumentar as taxas e, mais tarde, até mesmo começar a reduzi-las) e que há espaço para alta no setor de tecnologia graças ao boom da inteligência artificial, que geraria fortes ganhos de produtividade. Isso constituiria um cenário benigno ou «goldilocks», ou seja, sem recessão, mas com desaceleração e inflação em baixa.

Entretanto, há outros fatores a serem considerados. As condições monetárias continuam apertadas, as taxas de juros são altas e voláteis. Apesar de uma declaração menos «hawkish» (tendência a priorizar a estabilidade de preços, taxas altas) do Fed dos EUA após sua última reunião em julho, em que aumentou a taxa dos Fed Funds em 25 pontos-base para 5,25% – 5,50% ao ano, é provável que eles continuem a aumentar as taxas e/ou mantê-las altas até que os dados mostrem fortes evidências de que a inflação foi superada.

Nesse sentido, o rebaixamento da classificação de crédito dos EUA pela Fitch no início de agosto acentuou a volatilidade e gerou aumentos adicionais nas taxas de juros. As implicações reais desse rebaixamento da dívida denominada em dólares americanos são praticamente nulas, já que essa é a moeda emitida pelos próprios Estados Unidos, o que torna uma inadimplência quase impossível. Entretanto, é um sinal de alerta para o alto nível de endividamento e como já vimos gera volatilidade nos mercados financeiros.

Da mesma forma, o rally de 2023 deixou valuations em níveis elevados, tornando os mercados mais vulneráveis a correções em resposta a notícias ou dados negativos. Isso foi observado após o rebaixamento mencionado acima.

Veja o Relatório Completo
Compartir en: