Compass Group
Cerrar
NAVEGACIÓN

Oficinas

Áreas de Negocio

Nosotros

Conclusões do TAACo Global de Dezembro 2022

Em nosso documento de um ano atrás sobre as perspectivas para 2022, o que o cenário base considerou e realmente ocorreu foi a desaceleração econômica global, maior volatilidade nos mercados financeiros, a transição do Covid-19 de pandemia para endêmica e, como contexto, o quarta revolução industrial com as novas megatendências em andamento. Em relação à inflação, porém, ocorreu um dos riscos que citamos: inflação acima do esperado, o que geraria aumentos mais rápidos e maiores nas taxas de juros. Os aumentos de preços vieram acima do estimado e demoraram mais para diminuir, algo que só está acontecendo no final deste ano. Embora a inesperada guerra entre a Rússia e a Ucrânia tenha exacerbado as pressões inflacionárias globais, elas foram menos transitórias além dos efeitos do referido conflito.

As quedas nos preços dos ativos globais estão entre as maiores em um ano na história dos mercados financeiros. Em apenas três ocasiões anteriores o S&P 500 e o US Treasuries caíram no mesmo ano (1931, 1941 e 1969) e esta é a única vez na história que ambos caíram em dois dígitos (o S&P -17,3% e o Treasury de 10 anos obrigações -14,8%, em meados de dezembro).

E o exposto serve como uma introdução para apontar, primeiro, que vivemos tempos de mudanças estruturais importantes e depois que vivemos uma fase de transição em que se verificam mudanças de paradigmas nos mercados globais. Embora o termo “mudança de paradigma” tenha sido cunhado pelo físico Thomas Kuhn especificamente para a ciência, ele passou a ser usado em vários campos para descrever mudanças drásticas no comportamento ou na maneira como as coisas funcionam.

No comitê de dezembro, nosso objetivo foi identificar as principais questões que determinarão as tendências da economia e dos mercados globais em 2023 e suas implicações na alocação de ativos e nas decisões de investimento em geral.

Veja o Relatório Completo
Compartir en: